30 de junho de 2011

DERRUBANDO GIGANTES | CUIDADO QUANDO CONSPIRAR CONTRA ALGUÉM... VOCÊ PODE ESTAR COMPRANDO BRIGA COM O PRÓPRIO DEUS DE ISRAEL!!!

CRIANÇAS DERRUBANDO SEUS GIGANTES
Recurso visual que usaremos para finalizar a ministração, por que além desse precisamos de imagens para que as crianças possam visualizar que a afronta entre os Filisteus e os Israelitas era algo muito sério!!!
Vamos dar as mãos e orar com as crianças, repreendendo todo o medo, insegurança, incerteza, tudo que possa estar atormentando a vida e tirando a paz do coração destas crianças!!!

Em seguida vamos fazer a leitura bíblica que se encontra em 1 Samuel 17 (procure usar imagens da história, procure na internet, ponha no telão ou se for na salinha ponha no notebook, imprima ou até mesmo no celular o importante é que eles possam ver para ter ma ideia do que se passava naquela ocasião!

PEÇA TEATRAL DE APOIO A MINISTRAÇÃO INFANTIL

ANTES DA MINISTRAÇÃO OUÇA
EU TENHO A FORÇA DE DEUS!!!


Diz a palava de Deus:
Os filisteus juntaram suas forças para a guerra e reuniram-se em Socó de Judá. E acamparam em Efes-Damim, entre Socó e Azeca.

Saul e os israelitas reuniram-se e acamparam no vale de Elá, posicionando-se em linha de batalha para enfrentar os filisteus.
Os filisteus ocuparam uma colina e os israelitas outra, estando o vale entre eles.
Resultado de imagem para davi e golias
Um guerreiro chamado Golias, que era de Gate, veio do acampamento filisteu. Tinha dois metros e noventa centímetros de altura. Ele usava um capacete de bronze e vestia uma couraça de escamas de bronze que pesava sessenta quilos; nas pernas usava caneleiras de bronze e tinha um dardo de bronze pendurado nas costas.
A haste de sua lança era parecida com uma lançadeira de tecelão, e sua ponta de ferro pesava sete quilos e duzentos gramas. Seu escudeiro ia à frente dele.
Golias parou e gritou às tropas de Israel: "Por que vocês estão se posicionando para a batalha? Não sou eu um filisteu, e vocês os servos de Saul? Escolham APENAS um homem para lutar comigo.


ATENÇÃO QUE:
O gigante filisteu Golias sempre zombava dos israelitas. Fez isso cada manhã e cada tardinha, por 40 dias. Ele clamava: "Escolham um homem para lutar comigo. Se ele vencer e me matar, seremos seus escravos. Mas, se eu vencer e o matar, vocês serão nossos escravos. Desafio vocês a escolherem alguém para lutar comigo."








Mas todos os israelitas estavam com medo de Golias porque ele era muito grande. Tinha uns 3 metros de altura, e tinha outro soldado para carregar-lhe o escudo.

CONTINUANDO A LEITURA BÍBLICA:
Se ele puder lutar e matar-me, nós seremos seus escravos; todavia, se eu o vencer e o matar, vocês serão nossos escravos e nos servirão".

E acrescentou: "Eu desafio hoje as tropas de Israel! Mandem-me um homem para lutar sozinho comigo".

Ao ouvirem as palavras do filisteu, Saul e todos os israelitas ficaram atônitos e apavorados!!!



Davi era filho de um efrateu, de Belém de Judá, chamado Jessé. Este tinha oito filhos e já era idoso na época de Saul.

Os três filhos mais velhos de Jessé tinham ido para a guerra com Saul: Eliabe, o mais velho, Abinadabe, o segundo e Samá, o terceiro. Davi era o caçula. Os três mais velhos seguiram Saul, mas Davi ia ao acampamento de Saul e voltava para apascentar as ovelhas de seu pai, em Belém.


Davi não tinha os requisitos para estar ali no acampamento de Saul para ajudar na guerra... É justamente aqueles que todos dizem que não tem condições é que Deus usa e confundi a todos!

E GOLIAS CONTINUAVA COM SUAS AFRONTAS
Durante esses quarenta dias o gigante filisteu aproximava-se, de manhã e de tarde, e tomava posição de afronta e deboche, chamando os Israelitas para a guerra!

Resultado de imagem para golias afrontando

Jessé estava preocupados com seus filhos mais velhos que estavam lá na guerra...

Jessé disse a seu filho Davi: "Pegue uma arroba de grãos tostados e dez pães e leve-os rapidamente para seus irmãos no acampamento. Leve também estes dez queijos ao comandante da unidade deles. Veja como estão seus irmãos e traga-me alguma garantia de que estão bem.



Eles estão com Saul e com todos os homens de Israel no vale de Elá, lutando contra os filisteus".



Levantando-se de madrugada, Davi deixou o rebanho com outro pastor, pegou a carga e partiu, conforme Jessé, seu pai, lhe havia ordenado. 

Chegou ao acampamento na hora em que, com grito de batalha, o exército estava saindo para suas posições de combate. Israel e os filisteus estavam se posicionando em linha de batalha, frente a frente.



Davi deixou o que havia trazido com o responsável pelos suprimentos, correu para a linha de batalha para saber como estavam seus irmãos.

Enquanto conversava com eles, Golias, o guerreiro filisteu de Gate, avançou e lançou seu desafio habitual; e Davi o ouviu.

Quando os israelitas viram o homem, todos fugiram com muito medo.

Os israelitas diziam entre si: "Vocês viram aquele homem? Ele veio desafiar Israel. O rei dará grandes riquezas a quem o matar. Também lhe dará sua filha em casamento e isentará de impostos em Israel a família de seu pai".

Davi perguntou aos soldados que estavam ali ao seu lado: "O que receberá o homem que matar esse filisteu e salvar a honra de Israel? 


Quem é esse filisteu incircunciso para desafiar os exércitos do Deus vivo? " Repetiram a Davi o que haviam comentado e lhe disseram: "Isto é o que receberá o homem que matá-lo".


Quando Eliabe, o irmão mais velho, ouviu Davi falando com os soldados, ficou muito irritado com ele e perguntou: "Por que você veio até aqui? Com quem deixou aquelas poucas ovelhas no deserto? Sei que você é presunçoso e como seu coração é mau; você veio só para ver a batalha". E disse Davi: "O que fiz agora? Será que não posso nem mesmo conversar? "


Ele então se virou para outro e perguntou a mesma coisa, e os homens responderam-lhe como antes.As palavras de Davi chegaram aos ouvidos de Saul, que o mandou chamar.

Davi disse a Saul: "Ninguém deve ficar com o coração abatido por causa desse filisteu; teu servo irá e lutará com ele".


Respondeu Saul: "Você não tem condições de lutar contra este filisteu; você é apenas um rapaz, e ele é um guerreiro desde a mocidade".





Davi, entretanto, disse a Saul:

Resultado de imagem para davi matou o leão

"Teu servo toma conta das ovelhas de seu pai. Quando aparece um leão ou um urso e leva uma ovelha do rebanho, eu vou atrás dele, atinjo-o com golpes e livro a ovelha de sua boca. Quando se vira contra mim, eu o pego pela juba, atinjo-o com golpes até matá-lo.


Teu servo é capaz de matar tanto um leão quanto um urso; esse filisteu incircunciso será como um deles, pois desafiou os exércitos do Deus vivo.


O Senhor que me livrou das garras do leão e das garras do urso me livrará das mãos desse filisteu".


Diante disso Saul disse a Davi: "Vá, e que o Senhor esteja com você".
Então Saul vestiu Davi com sua própria túnica. Colocou-lhe uma armadura e um capacete de bronze na cabeça.

Davi prendeu sua espada sobre a túnica e tentou andar, pois não estava acostumado àquilo. 



E disse a Saul: "Não consigo andar com isto, pois não estou acostumado". Assim tirou tudo aquilo, e em seguida pegou seu cajado, escolheu no riacho cinco pedras lisas, colocou-as na bolsa, isto é, no seu alforje de pastor e, com sua atiradeira na mão, aproximou se do filisteu.





Enquanto isso, o filisteu, com seu escudeiro à frente, vinha se aproximando de Davi. Olhou para Davi com desprezo, viu que era só um rapaz, ruivo e de boa aparência, e fez pouco caso dele.E disse a Davi: "Por acaso sou um cão para que você venha contra mim com pedaços de pau? "
E o filisteu amaldiçoou Davi invocando seus deuses,e disse: "Venha aqui, e darei sua carne às aves do céu e aos animais do campo! "



E Davi disse ao filisteu: "Você vem contra mim com espada, com lança e com dardo, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou. Hoje mesmo o Senhor o entregará nas minhas mãos, e eu o matarei e cortarei a sua cabeça. Hoje mesmo darei os cadáveres do exército filisteu às aves do céu e aos animais selvagens, e toda a terra saberá que há Deus em Israel.


Todos que estão aqui saberão que não é por espada ou por lança que o Senhor concede vitória; pois a batalha é do Senhor, e ele entregará todos vocês em nossas mãos".



Então, Davi correu em direção a Golias. Tirou uma pedra da bolsa, colocou-a na funda e atirou-a com toda a força. A pedra atingiu Golias bem na cabeça, e ele caiu morto! Vendo os filisteus que seu campeão havia caído, todos fugiram. Os israelitas correram atrás deles e venceram a batalha.


EU TENHO A FORÇA DE DEUS!!!




Assim Davi venceu o filisteu com uma atiradeira e uma pedra; sem espada na mão ele derrubou o filisteu e o matou. Davi correu e se pôs de pé sobre ele; e desembainhando a espada do filisteu acabou de matá-lo, cortando-lhe a cabeça com ela. Quando os filisteus viram que seu guerreiro estava morto, recuaram e fugiram.

Então os homens de Israel e de Judá deram o grito de guerra!!! 
E o rei ordenou-lhe: "Descubra quem é o pai dele".
Logo que Davi voltou, depois de ter matado o filisteu, Abner levou-o perante Saul. Davi ainda segurava a cabeça de Golias. E Saul lhe perguntou: "De quem você é filho, meu jovem? " Respondeu Davi: "Sou filho de teu servo Jessé, de Belém".



OUÇA ALGUMAS DICAS SUPER LEGAIS PARA QUE ESTA MINISTRAÇÃO SE TORNE ALGO PROFÉTICO NA VIDA DAS CRIANÇAS!!!

PARA ESTA MINISTRAÇÃO PEÇA PARA AS CRIANÇAS DIZEREM SEUS MEDOS, COISAS QUE AS ASSUNTAM, SUAS DIFICULDADES, COISAS QUE ELAS ACHAM QUE NÃO CONSEGUIRÃO VENCER! PEGUE OS PAPÉIS COM ESSAS COISAS ESCRITAS, AMASSE PROFETICAMENTE PELO PODER DO NOME DE JESUS E ACERTA A TESTA DO GOLIAS. 

EM ALGUMAS BOLINHAS MAIS PESADAS PARA QUE ELES POSSAM DERRUBAR COLE NOMES DE ARMAS PODEROSAS: ORAÇÃO, LER A BÍBLIA, OBEDIÊNCIA, CRER EM DEUS...POIS ESSAS COISAS PODEM DERRUBAR QUALQUER GIGANTE! E MANDE ELAS ACERTAREM NA TESTA E DERRUBAR O GOLIAS!!!

UMA CANÇÃO MUITO LEGAL PARA ESSA MINISTRAÇÃO!!!
SE PERGUNTARMOS AOS ADULTOS QUAIS SERIAM SEUS GIGANTES, CERTAMENTE MUITOS DIRIAM: PROBLEMAS FINANCEIROS, CONJUGAIS, SAÚDE, ETC... 

MAIS QUAIS SERIAM OS GIGANTES QUE RONDAM A VIDA DE NOSSAS CRIANÇAS? QUAIS AS DIFICULDADES QUE ELAS ENFRENTAM? SERÁ QUE ESPÍRITOS MALIGNOS LHES RONDAM OS PENSAMENTOS AFIM DE PLANTAR INSEGURANÇA, RAIVA, VONTADE DE MORRER... ETC.
VAMOS ENSINAR NOSSAS CRIANÇAS QUE DEUS É A NOSSA FORÇA! E COM A FORÇA DE DEUS PODEMOS DERROTAR TODOS OS NOSSOS GIGANTES...

SUAS CRIANÇAS JÁ CONHECEM A HISTÓRIA DE DAVI E GOLIAS? ENTÃO ELAS PRECISAM CONHECER URGENTEMENTE!!! POIS É UMA EXCELENTE OPORTUNIDADE PARA QUE ELAS POSSAM CONHECER E APRENDER QUE DAVI ERA UM JOVENZINHO DE PEQUENA ESTATURA E QUE NINGUÉM DAVA NADA POR ELE... MAIS NAQUELA ÉPOCA  SEU POVO, O POVO DE ISRAEL, O POVO DE DEUS, VINHA SENDO DESAFIADO, HUMILHADO E ZOMBADO POR UM GIGANTE QUE JAMAIS PODERIA IMAGINAR O TAMANHO DO PODER DO DEUS DE ISRAEL!!! CUIDADO AO ZOMBAR DE ALGUÉM... 
VOCÊ CONHECE O SEU DEUS???
SERÁ QUE TEM ALGUÉM ZOMBANDO DE UMA CRIANÇAS? SERÁ QUE TEM ALGUMA CRIANÇA SE SENTINDO AMEDRONTADA COM ALGUM GIGANTE?

POIS ENTÃO... FAÇAMOS COMO DAVI, QUE PELA FORÇA DO SENHOR DERROTOU, BOTOU NO CHÃO O GIGANTE GOLIAS QUE AMEDRONTAVA SEU POVO... MAS NÃO SE ESQUEÇAM QUE ISSO SÓ FOI POSSÍVEL PELA FORÇA DE DEUS!!!
Primeiramente precisamos confiar em Deus

E VOCÊ TAMBÉM CONFIA NO SENHOR? VOCÊ TEM A FORÇA DE DEUS? ENTÃO VAMOS DERROTAR ESSE GOLIAS DE SUA VIDA EM NOME DE JESUS!!!


SUGESTÃO DE MAIS LOUVOR QUE FALA SOBRE O TEMA...


Nenhum comentário :

Postar um comentário